14 de abril de 2009

Natação - Estilos

A natação é um dos esportes mais completos que existem, hoje. Os animais aquáticos mostraram aos homens que era possível mover-se na água, sem submergir, e eles aprenderam a lição de tal forma, que na Grécia e em Roma, a natação foi adotada como exercício para treinamento de soldados.
Como esporte, a natação foi prejudicada durante muito tempo, pela crença de que ajudava a disseminar epidemias. Mas isso logo foi mudando e chegou ao que é hoje, um esporte recomendado por médicos, fisioterapeutas e professores de educação física.

A natação pode ser feita em quatro estilos: crawl, costas, peito e borboleta.

O crawl é nadado de barriga para baixo, com batimento de pernas alternado, sendo que a força do movimento das pernas é de cima para baixo, e os braços se alternam simultaneamente. A respiração ocorre de acordo com a braçada.

O nado de costas é o oposto do crawl, é nadado de barriga para cima, como o próprio nome fala “ de costas “. O batimento de perna é quase igual, tendo como diferença a origem da força, que é de baixo para cima.

O nado de peito muitos dizem que se parece ao de uma rã ou um sapo e foi inspirado por esses répteis.

No nado borboleta, ambos os braços devem ser trazidos à frente, simultaneamente sobre a água e levado para trás, juntos. As pernas unidas fazem um movimento junto com o tronco em forma de ondulação.
A natação ajuda a melhorar o desempenho respiratório, além de contribuir de forma decisiva para um aumento na qualidade de vida.

Lembrando que no ensino da natação para as crianças devem ser respeitados os períodos de adaptação para entrar na aprendizagem e posteriormente emplacar em um aperfeiçoamento.