20 de março de 2009

MAIS QUE UM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, UMA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E INTELIGÊNCIA.

Um programa de natação para a primeira infância permite:
  • A aquisição do sentimento de "confiança básico", eixo da personalidade e matriz da confiança social;
  • A adequação aos estímulos perceptivomotores no preciso momento evolutivo, tornando irreprodutível se oferecido mais tarde com as mesmas características naturais e nas mesmas condições;

  • A utilização da base reflexa antes de sua extinção, para a construção de sistemas funcionais econômicos através de propostas sistemáticas de aprendizagem;

  • O conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório - percepção;

  • A formação de base da inteligência, a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas , de exercitar sua vontade em realizar experiências;

  • A comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação, canais onto e filogeneticamente mais antigos, como medida prévia para uma comunicação simbólica e integrada em seus três níveis de expressão:preverbal, paraverbal e verbal;

  • A instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo , aberto a mutualidade família - escola de natação, a fim de formar um arquétipo educativo social prospectivamente válido.

    http://www.cdof.com.br/natacao6.htm


NATAÇÃO INFANTIL


Nadar deixa a criança mais agil e esperta e é o unico exercicio que estimula todas as partes do corpo pois a água proporciona movimentos tridimensionais. A criança que pratica natação tem o sistema imunologico mais fortalecido pois desde cedo ela é submetida a mudanças de temperatudra, sua capacidade de desenvolver anticorpos aumenta e favorece a sua resistência